Cursos de graduação do Instituto de Química recebem certificado de Reconhecimento

Postado por: Ademar Alves Ferreira
Nesta segunda-feira, 12/08/2024, foi realizada cerimônia para entrega de certificados a cursos de graduação que obtiveram notas 4 e 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC).
O curso de Licenciatura em Química recebeu o certificado em reconhecimento ao seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2021, no qual obteve o Conceito Preliminar de Curso (CPC) nota 4. Já o curso de Engenharia Química recebeu o certificado em reconhecimento ao seu desempenho na Avaliação Externa, visita in loco, edição 2024, no qual obteve o Conceito de Curso (CC) nota 4.
O coordenador de curso do curso de Licenciatura em Química, João Batista Gomes de Souza destacou essa conquista. “Parabenizo os alunos, técnicos e professores envolvidos na obtenção desta nota e convoco a todos para que no Enade, edição 2024, possamos juntos melhorar ainda mais o nosso conceito. A prova deste ano do Enade será para o Curso de Licenciatura e deverá ser realizada por alunos que colam grau depois do dia 31 de outubro de 2024 até junho de 2025, sendo que a partir deste ano ela será anual para todas as licenciaturas e ainda com uma novidade, além da prova teórica teremos também uma avaliação prática que ainda está sendo discutida a forma que será realizada. Parabéns também ao Instituto de Química pelo conceito obtido no ENADE por seus cursos.”

“A Nota 4 obtida no Conceito de Curso para a Engenharia Química da UFMS é fruto do empenho, dedicação e comprometimento de todos os estudantes, professores e técnicos do INQUI e da nossa UFMS. A melhoria contínua na qualidade de ensino para uma formação de excelência dos nossos estudantes será o pilar central para tornar o Instituto de Química cada vez mais eficiente em sua gestão e em todos os setores da comunidade acadêmica”, disse Jorge Luiz Raposo Júnior, coordenador de curso do curso de Engenharia Química.

O diretor Carlos Eduardo Domingues Nazário enfatizou a conquista coletiva no processo de avaliação “É um evento de reconhecimento ao trabalho coletivo e dedicação dos coordenadores de cursos, professores, técnicos e alunos. Sem o engajamento de toda a equipe, não alcançaríamos esse resultado. Os indicadores são um norteador que auxiliará os  colegiados de curso a definirem estratégias para enfrentarmos os desafios e aprimorarmos continuamente nosso ensino de graduação e consequentemente o ensino de pós-graduação formando profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho.” De acordo com a direção do instituto, o curso de Bacharelado em Química Tecnológica não foi contemplado no evento pois o curso não participou do ciclo avaliativo do Enade e também não passou por Avaliação Externa nos últimos anos. A expectativa é que o curso receba Avaliação Externa ainda em 2024.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa no link: UFMS celebra excelência acadêmica em evento de premiação.
Texto: Carlos Eduardo Domingues Nazário
Fotos: Álvaro Herculano
Compartilhe:
Veja também