Projetos de Extensão

Título: CLUBE DE QUÍMICA ORGÂNICA DA UFMS
Coordenação: Prof. Adilson Beatriz
Resumo

A Química Orgânica desempenha um papel crucial em diversas áreas da vida e da ciência, desde o desenvolvimento de produtos químicos domésticos, alimentos, plásticos, princípios ativos para medicamentos até defensivos agrícolas. Portanto, é uma disciplina estratégica para a saúde e segurança alimentar de um país. Neste contexto, o aluno participante do “Clube de Química Orgânica da UFMS” é o protagonista da ação de extensão, sendo o agente ativo na busca por enriquecer seu aprendizado e aprofundar sua compreensão nessa área da Química. Por meio deste clube, pretende-se difundir a importância da Química Orgânica entre os estudantes da UFMS, que ainda não a conhecem, proporcionando-lhes a oportunidade de se tornarem protagonistas no processo de conhecimento e aprendizagem científica. Além disso, o clube abordará tópicos teóricos essenciais, como mecanismos de reações orgânicas, estereoquímica, identificação de compostos orgânicos por métodos espectroscópicos, química de produtos naturais, métodos de isolamento e purificação, entre outros. Essa abordagem interativa permitirá aos participantes expandir seus horizontes de conhecimento, explorando interfaces com a biotecnologia, farmácia e áreas afins. A participação no “Clube de Química Orgânica da UFMS” não apenas beneficiará os estudantes diretamente envolvidos, mas também contribuirá para a disseminação do conhecimento científico na sociedade em geral. Ao se tornarem protagonistas dessa ação de extensão, os alunos estarão aptos a compartilhar os aprendizados e resultados com a comunidade, promovendo uma maior aproximação entre a universidade e a sociedade. Em resumo, o objetivo deste projeto de extensão é a criação do “Clube de Química Orgânica da UFMS”, onde o aluno é o principal protagonista na busca por enriquecer seu aprendizado e compreensão da Química Orgânica, e ao mesmo tempo, atuando como agente disseminador do conhecimento científico para a sociedade em geral. Dessa forma, o projeto visa não apenas fortalecer o conhecimento dos alunos, mas também estabelecer uma ponte efetiva entre a universidade e a comunidade, reforçando o impacto positivo da ciência em nossas vidas.

Acesso à página do Projeto: https://cibsint.ufms.br/difusao-e-educacao-cientifica/clube-de-quimica-organica-da-ufms/

Vigência: 28/12/2022 a 28/12/2027

Título: