15th International Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium

Postado por: Guilherme Souza Castro

Reconhecimento internacional

Sucesso! Assim foi o ICCST1-15 (15th International Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium), o mais importante Evento Internacional para a comunidade científica nas áreas de: química de selênio e telúrio, bioquímica, ciências de materiais, entre outras (https://iccst15.com.br) que em 2022 teve o Brasil como sede, ocorrido entre os dias 28 de novembro a 2 de Dezembro de 2022 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

A primeira edição do evento aconteceu em Nova York, em 1971, e desde então acontece trienalmente em diversos países. No Brasil, O evento teve muito sucesso em seu objetivo, com 196 participantes, sendo 60 estrangeiros. Participaram do evento pesquisadores de mais de 15 países, entre eles: Brasil, Canadá, EUA, Argentina, Japão, Índia, China, Rússia, Alemanha, Polônia, Itália, Dinamarca, Romênia, entre outros.

O Prof. Jamal Rafique, do Instituto de Química (INQUI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi o único pesquisador fora da região Sul a participar do Comitê Organizador do evento que teve outros oitos membros.

O Instituto de Química da UFMS foi um dos destaques do ICCST1-15 com apresentação de trabalhos científicos de cinco alunos que atuam LP04-INQUI-UFMS, entre eles, Martinho José Alves de Sousa, que ganhou o prêmio de melhor pôster da Royal Society of Chemistry (RSC-Inglaterra) e o Prof. Jamal Rafique, como pesquisador ativo da área do organoselênio/telúrio que foi homenageado com o prêmio: “Elsevier Young Emerging Scientist Award”.

Segundo o Prof. Jamal Rafique, o reconhecimento da academia através das premiações recebidas e a participação como membro da comissão organizadora deste que é o maior evento internacional da área foi uma importante conquista para a UFMS.